(41) 3056-7777
Economizar combustível: 5 dicas que podem ajudar

Economizar combustível: 5 dicas que podem ajudar

O aumento constante do preço do combustível preocupa muitas pessoas e em tempos como esse, economizar é o desejo de muitas pessoas. Para te ajudar, trouxemos hoje 5 dicas que, juntas, podem ajudar a gastar menos e fazer a diferença no final do mês. Além do dinheiro, algumas dessas dicas ajudam a poupar seu carro de possíveis problemas futuros, como peças gastas. Confira.

O que influencia no gasto de combustível?

Não é apenas a distância percorrida, ou o tempo que o veículo passa ligado, mas existem outros fatores que influenciam no consumo de combustível do carro. Se você está prestes a trocar de carro saiba que a escolha do modelo pode interferir nos gastos, e se está em busca de um automóvel que possa consumir menos combustível, busque por modelos econômicos, menores e mais leves.

Outro fator determinante é a maneira e as manias que o condutor assume ao dirigir. A troca de marchas por exemplo é um dos quesitos que pode gastar combustível a mais, e por isso é necessário atentar-se aos hábitos adquiridos com o tempo que podem pesar no bolso no final das contas.

Dicas para economizar combustível

Além dos gastos financeiros, economizar combustível é importante, pois nunca sabemos quando poderemos ficar presos em engarrafamentos e em um desses casos pode ser que o combustível nos deixe na mão, ou até mesmo não tenha nenhum lugar próximo para abastecer o carro. Quer saber algumas atitudes que podem te ajudar a economizar combustível? Confira.

economizar-combustivel

Buscar caminhos alternativos

Cortar caminho algumas vezes pode economizar combustível, mas em certas ocasiões, principalmente nos horários de maior trânsito, é melhor optar por fazer um trajeto mais longo, mas que poderá evitar ficar um bom tempo parado em engarrafamentos com o carro ligado.

Calibrar os pneus

Manter a calibração dos pneus em dia é essencial, tanto para evitar gastos com pneus danificados quanto para economizar combustível. Andar com os pneus abaixo do nível de calibração indicado pode aumentar o gasto de combustível e também colocar a sua segurança em risco.

Desligar o carro quando parado

Apesar de consumir menos combustível do que quando está em movimento, o carro ligado e parado consome mais do que imaginamos, e por isso sempre que souber que irá ficar mais de dois minutos com o carro parado desligue-o, pois assim evitará gastos desnecessários.

Observar o conta giros

Com o passar dos anos nos tornamos mais experientes quando o assunto é dirigir, e muitas vezes essa experiência nos faz adquirir hábitos na direção, e alguns desses hábitos pode consumir mais combustível. Como já citamos anteriormente, trocar de marcha no momento certo é essencial para economizar combustível, e por isso observar o conta giros é necessário para não forçar muito o carro, e consequentemente poupar combustível.

Cuidar com o “pé pesado”

Acelerar ou frear de maneira brusca deveria ser uma atitude a ser tomada em casos à parte, mas algumas pessoas tornam isso como hábito no dia a dia. Fazer isso além de prejudicar o veículo causa o aumento do gasto de gasolina.

Gostou do post? Continue acompanhando o blog para mais dicas.