fbpx
(41) 3056-7777
8 dicas para comprar carro usado com segurança

8 dicas para comprar carro usado com segurança

Os carros 0km nem sempre são a primeira opção de quem pretende comprar ou trocar de automóvel. Conhecer algumas dicas para comprar carro usado é fundamental para evitar grandes problemas. Existe uma enorme variedade de carros usados em bom estado, assim como aqueles que precisam de alguns ou muitos reparos.

Neste post trouxemos 8 dicas para comprar carro usado que você precisa saber para evitar entrar em ciladas. Confira.

Por que comprar carro usado?

Comprar carro usado pode ser uma boa pedida para quem prefere não investir tanto em um automóvel 0km. O valor de um carro novo pode ser o mesmo de um carro com mais vantagens, porém usado.

Carros mais antigos podem oferecer diversas vantagens que muitos veículos novos oferecem, mas por um preço bem mais baixo. O IPVA de carros novos é mais alto, elevando assim os custos totais do veículo.

É possível optar também pelos seminovos, carros de único dono, ou com baixa quilometragem, que normalmente estão em bom estado de conservação. Mas é preciso atentar-se, pois nem sempre aparência significa eficiência. Muitos carros com a parte externa e interna em bom estado podem apresentar problemas mecânicos.

dicas-para-comprar-carro-usado

Confira a seguir 8 dicas para comprar carro usado com segurança. Acompanhe.

Dicas para comprar carro usado

Existem algumas dicas para comprar carro usado que podem ser seguidas para evitar maus negócios. Não ter pressa nem vergonha de ser exigente são pequenas atitudes que podem garantir um boa compra. Confira.

Pesquisar muito

A pesquisa é fundamental na hora de comprar um carro, seja ele novo ou usado. Escolher um modelo que não te agrade porque precisa de um automóvel o quanto antes pode ser um grande erro. Vale pesquisar vários lugares ou pessoas que estão vendendo aquele modelo de carro, e refinar os que mais te interessam, conforme preço, cor, ano, vantagens, etc.

Conseguir descontos

Todo mundo sabe que um carro usado custa menos que um carro 0km. Mas nem todos percebem que é mais fácil conseguir descontos nos carros usados. Defeitos na pintura e lataria, bancos rasgados, entre outros, podem ser motivos para você pedir uma redução no preço.

Testar o carro

Jamais feche negócio sem antes testar o carro. Dê uma volta pelo bairro para sentir o conforto e a dirigibilidade do automóvel. Muitas pessoas desistem da compra após perceberem que na prática o carro não era nada do que prometia ser, ou do que elas imaginavam.

Verificar funcionamento

Uma das mais importantes dicas para comprar carro usado é levar um mecânico para avaliar o veículo. Por mais que você entenda um pouco sobre o funcionamento de um carro, somente um profissional poderá dizer se vale a pena investir naquele automóvel.

Evitar carros batidos

Certamente você já ouviu uma expressão que diz que vaso quebrado nunca mais será o mesmo. Não é diferente com carros batidos. Uma colisão pode afetar o funcionamento do veículo, além da estética. É possível identificar esse tipo de automóvel por diferença na pintura, alinhamento, simetria, faróis aparentemente novos para a idade do veículo, entre outros fatores.

Comprar carros simples e personalizá-lo

Então você deseja um carro com bancos de couro, central multimídia, alto falantes potentes, etc.? Por vezes pode sair mais em conta comprar um carro simples, sem todos estes detalhes e depois personalizá-lo como quiser. Vale trocar as calotas, colocar uma ponteira de escapamento e até mesmo deixá-lo da cor que desejar.

Exigir documentação

É direito do comprador que o dono possua toda a documentação do veículo. É de extrema importância comprar um carro que esteja com os documentos em dia. Se o vendedor insistir em não entregar os documentos, desconfie, e busque outro automóvel.

Desconfie de preços muito baixos

Carros muito abaixo do valor normal podem apresentar sérios problemas. É possível também que o dono queira vender o quanto antes o veículo por não estar satisfeito com ele. É preciso ficar atento, pois os problemas que o veículo pode apresentar futuramente poderão custar mais que o valor de um veículo em bom estado.

Gostou do post? Continue acompanhando o blog para mais dicas de automóveis.